Quem somos?

O Núcleo de Jovens Investigadores reúne mestres e doutorandos do Centro de Linguística da Universidade Nova de Lisboa. Foi criado em abril de 2006 com o intuito de divulgar e partilhar pesquisas e trabalhos recentes ou em curso no campo da Linguística.

Ana Afonso

Licenciou-se em Ciências da Linguagem pela Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade NOVA de Lisboa (NOVA FCSH) em 2016. Concluiu o Mestrado em Ciências da Linguagem na mesma Universidade em 2018. Trabalhou como linguista na Lionbridge em 2017-2018 e colaborou no Projeto Clarin – Infraestrutura de Investigação para a Ciência e Tecnologia da Linguagem. Atualmente, é doutoranda em Linguística na NOVA FCSH nas áreas da Semântica e Linguística Histórica.

Ana Sofia Souto

Doutoranda em Linguística, variante de Linguística do Texto e do Discurso pela Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade NOVA de Lisboa. É Mestre em Ciências da Linguagem pela mesma faculdade. Entre os seus principais interesses de investigação contam-se: Análise do Discurso, Análise Crítica do Discurso, Estudos de Argumentação e Estudos de Memória, de Genocídio e do Holocausto.

Bruna Bragança

Possui mestrado em Desenvolvimento e Perturbações da Linguagem da Criança na especialização Educação e Ensino de Língua, pela Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade NOVA de Lisboa e Escola Superior de Saúde do Instituto Politécnico de Setúbal, tendo realizado a dissertação sobre aquisição de morfologia flexional verbal por crianças bilingues sob orientação do Professor Doutor João Costa. Tem como maior área de interesse a Aquisição da Linguagem e a Aquisição de Segunda Língua. Recentemente, foi bolseira de investigação em Aquisição da Linguagem, no âmbito do projeto PIPALE. Atualmente é bolseira FCT de Doutoramento em Linguística, área de especialização Linguística e Ensino da Língua.

Maria Ribeiro

Doutoranda em Linguística na Faculdade de Ciências Sociais e Humanas (NOVA FCSH), Maria Ribeiro desenvolve o seu trabalho de investigação na área da Linguística Histórica. Licenciou-se em Filosofia pela Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa e é mestre em Ciências da Linguagem também pela NOVA FCSH. É, ainda, colaboradora do grupo de investigação “Gramática & Texto”.

Ronan Pereira

É Mestre em Ciências da Linguagem e doutorando em Linguística – Psicolinguística. Atua profissionalmente como professor de línguas (inglês e espanhol) há mais de oito anos em aulas presenciais e online para adultos. Dentre os cursos realizados encontram-se o CELTA e a pós-graduação em Metodologia do Ensino, bem como cursos de curta duração relacionados com idiomas e educação. Realiza investigações no âmbito da aquisição da linguagem e da dialetologia, especialmente no âmbito da aquisição de L2 e de D2.

Stéphanie Vaz

Bolseira de Doutoramento em Linguística (Psicolinguística), no âmbito do programa KRUSE (PD/BD/131387/2017) sob a orientação da Professora Doutora Maria Fernandes Homem de Sousa Lobo Gonçalves e Coorientação da Professora Doutora Marisa Lobo Lousada. Licenciada em Ciências da Linguagem e em Terapia da Fala, mestre em Ciências da Linguagem. Tem desenvolvido investigação na área da aquisição e desenvolvimento da linguagem no Centro de Linguística da Universidade Nova de Lisboa.

Xinyi Li

Licenciou-se em Língua e Cultura Portuguesas na Universidade de Estudos Estrangeiros em 2017, e está a concluir a tese de mestrado intitulada “Acquisition of European Portuguese cleft structures by L1 Mandarin learners” na Universidade de Lisboa. Atualmente, é doutoranda em Linguística Geral na NOVA FCSH. Os seus interesses de investigação incluem áreas de sintaxe, linguística portuguesa, linguística chinesa e aquisição de língua não materna.

Yolanda Xavier

É doutoranda em Linguística, área de especialidade Psicolinguística (bolsa FCT 2022.13977.BD). Concluiu a licenciatura em Línguas, Literaturas e Culturas (Estudos Ingleses) pela Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa e o mestrado em Didática do Inglês, uma colaboração entre a NOVA FCSH e a Universidade Aberta. Foi professora de inglês em vários centros na zona de Lisboa e tradutora técnica de português e inglês para russo. O trabalho que pretende desenvolver no Doutoramento estuda os efeitos da pronúncia nos estereótipos e preconceitos linguísticos. Tem como principais áreas de interesse a Aquisição de Segunda Língua, Fonética e Fonologia e Estereótipos Linguísticos.

Mário Gouveia

É licenciado em Estudos Clássicos pela FLUL, pós-graduado em Português como Língua Segunda e Estrangeira e mestre em Linguística pela NOVA FCSH. A sua dissertação, intitulada O pretérito perfeito passivo, do latim ao português. Estudo de caso a partir do género epigráfico, foi realizada sob orientação de Maria Teresa Brocardo e recebeu o Prémio Mérito e Excelência 2019/2020 – Melhores Mestres. Frequenta o doutoramento em Linguística Histórica, com tese sobre verbo, tempo e aspeto a partir de textos latinos medievais. É investigador do grupo Gramática & Texto do CLUNL, tendo como interesses a Linguística Histórica e a Linguística Latina.