Quem somos?

O Núcleo de Jovens Investigadores reúne mestres e doutorandos do Centro de Linguística da Universidade Nova de Lisboa. Foi criado em abril de 2006 com o intuito de divulgar e partilhar pesquisas e trabalhos recentes ou em curso no campo da Linguística.

Ana Afonso

Licenciou-se em Ciências da Linguagem pela Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade NOVA de Lisboa (NOVA FCSH) em 2016, tendo obtido o Prémio Mérito e Excelência para melhor licenciada. Concluiu o Mestrado em Ciências da Linguagem na mesma Universidade em 2018. Trabalhou como linguista na Lionbridge em 2017-2018 e colaborou no Projeto Clarin – Infraestrutura de Investigação para a Ciência e Tecnologia da Linguagem. Atualmente, é doutoranda em Linguística na NOVA FCSH.

Bruna Bragança

Bolseira de investigação em Aquisição da Linguagem, no âmbito do projeto PIPALE. Possui mestrado em Desenvolvimento e Perturbações da Linguagem da Criança na especialização Educação e Ensino de Língua, pela Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade NOVA de Lisboa e Escola Superior de Saúde do Instituto Politécnico de Setúbal, tendo realizado a dissertação sobre aquisição de morfologia flexional verbal por crianças bilingues sob orientação do Professor Doutor João Costa. Tem como maior área de interesse a Aquisição da Linguagem e a Aquisição de Segunda Língua. Atualmente é doutoranda em Linguística, área de especialização Linguística e Ensino da Língua.

Carla Cristina Pedro

Doutoranda em Lexicologia, Lexicografia e Terminologia pela Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade NOVA de Lisboa, sob a orientação científica da Professora Doutora Rute Costa (NOVA FCSH). É Mestre em Terminologia e Gestão da Informação de Especialidade pela mesma Faculdade e licenciada em Comunicação Social pela Universidade Privada de Angola. Sendo jornalista de profissão, as suas investigações centram-se essencialmente nas questões ligadas à terminologia dos média e no desenvolvimento de recursos terminológicos que venham melhorar a comunicação destes com o público.

Chiara Barbero

Bolseira de Doutoramento em Linguística no âmbito do programa KRUse (PD/BD/128131/2016), área de especialização em Lexicologia, Lexicografia e Terminologia, na Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa, sob a orientação da Prof.ª Doutora Raquel Amaro e da Prof.ª Doutora Sara Mendes. Licenciada em Línguas e Literaturas Modernas pela Università degli Studi di Torino (Itália), concluiu o Mestrado em Tradução na Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, tendo integrado, ao abrigo do projeto LETRADU, o CLG – Grupo de Computação do Conhecimento Léxico-Gramatical do Centro de Linguística da Universidade de Lisboa, com o qual continua até hoje a colaborar. Atualmente desenvolve a sua tese na área da Semântica Lexical Computacional e da modelização do léxico.

Eduardo Castro

Mestrando em Ciências da Linguagem na Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade NOVA de Lisboa, é colaborador na Infraestrutura de Investigação para a Ciência e Tecnologia da Linguagem – PORTULAN CLARIN, trabalhando com dados diacrónicos do Corpus Informatizado do Português Medieval.

Stéphanie Vaz

Bolseira de Doutoramento em Linguística (Psicolinguística), no âmbito do programa KRUSE (PD/BD/131387/2017) sob a orientação da Professora Doutora Maria Fernandes Homem de Sousa Lobo Gonçalves e Coorientação da Professora Doutora Marisa Lobo Lousada.
Licenciada em Ciências da Linguagem e em Terapia da Fala, mestre em Ciências da Linguagem.
Tem desenvolvido investigação na área da aquisição e desenvolvimento da linguagem no Centro de Linguística da Universidade Nova de Lisboa.