Quem somos

O Núcleo de Jovens Investigadores reúne mestres e doutorandos do Centro de Linguística da Universidade Nova de Lisboa. Foi criado em abril de 2006 com o intuito de divulgar e partilhar pesquisas e trabalhos recentes ou em curso no campo da Linguística.

Alexandre Carreira

Licenciado em Tradução pela NOVA FCSH e Pós-graduado em Globalização, Diplomacia e Segurança pela NOVA FCSH em parceria com o IUM. Mestre em Ciências da Linguagem, especialização em Terminologia e Gestão de Informação de Especialidade. Mestrando em Ciência Política e Relações Internacionais e Doutorando em Linguística: Lexicologia, Lexicografia e Terminologia, ambos na NOVA FCSH. A sua tese de doutoramento será uma continuação da dissertação de mestrado, cujo tópico é relativo à terminologia das ciências militares. Foi bolseiro de investigação no projeto MORDIGITAL (PTDC/LLT-LIN/6841/2020).

Ana Afonso

 

Licenciou-se em Ciências da Linguagem pela Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade NOVA de Lisboa (NOVA FCSH) em 2016. Concluiu o Mestrado em Ciências da Linguagem na mesma Universidade em 2018. Trabalhou como linguista na Lionbridge em 2017-2018 e colaborou no Projeto Clarin – Infraestrutura de Investigação para a Ciência e Tecnologia da Linguagem. Atualmente, é doutoranda em Linguística na NOVA FCSH nas áreas da Semântica e Linguística Histórica.

Bruna Bragança

 

Possui mestrado em Desenvolvimento e Perturbações da Linguagem da Criança na especialização Educação e Ensino de Língua, pela Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade NOVA de Lisboa e Escola Superior de Saúde do Instituto Politécnico de Setúbal, tendo realizado a dissertação sobre aquisição de morfologia flexional verbal por crianças bilingues sob orientação do Professor Doutor João Costa. Tem como maior área de interesse a Aquisição da Linguagem e a Aquisição de Segunda Língua. Recentemente, foi bolseira de investigação em Aquisição da Linguagem, no âmbito do projeto PIPALE. Atualmente é bolseira FCT de Doutoramento em Linguística, área de especialização Linguística e Ensino da Língua.

Catarina Rosa

Licenciada em Línguas, Literaturas e Culturas e mestre em Ensino de Português e Inglês no 3º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário pela NOVA FCSH, tendo desenvolvido o seu relatório de Prática de Ensino Supervisionada subordinado ao tema da consciência para a variação linguística nas aulas de língua. Tem como principais áreas de interesse a variação linguística e a linguística educacional. Foi bolseira de investigação do grupo LiFE, colaborando com projetos de desenvolvimento da linguagem em L1 e L2. Atualmente, integra a equipa do projeto PIPALE.

Joana Miguel

É Terapeuta da Fala desde 2006, pela Escola Superior de Saúde de Alcoitão, especializada em Educação Especial pela Faculdade de Motricidade Humana da Universidade de Lisboa, em 2009. Atualmente é doutoranda em Psicolinguística na Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade NOVA de Lisboa. A sua prática profissional está relacionada com a população infanto-juvenil com perturbações do Neurodesenvolvimento. É diretora clínica do CAIDI (Centro de Apoio e Intervenção no Desenvolvimento Infantil), com funções de coordenação do Departamento de Pesquisa e Desenvolvimento. Tem como interesses de pesquisa o processamento de linguagem, leitura e escrita.

 

João de Matos

É professor de PLE e bolseiro de doutoramento em Linguística (Psicolinguística) na NOVA FCSH. Completou o mestrado em Ciências da Linguagem (Linguística) na Universidade NOVA de Lisboa com uma dissertação no domínio da psicolinguística experimental sobre o processamento dos traços de género do Português Europeu. Em 2021, a sua dissertação foi galardoada com o “Prémio Igualdade de Género e Diversidade NOVA FCSH 2020-2021” e o “Prémio de Investigação APL / Maria Helena Mira Mateus 2021”. Atualmente, o seu principal foco de investigação diz respeito à interação que se estabelece entre Género, Linguagem e Cognição Humana.

João Dinis Fernandes

 

 Maria Leonor Reis

Licenciada em Línguas, Literaturas e Culturas com especialização em Português e Inglês. É mestranda em Ensino de Português e Língua Estrangeira no 3.º Ciclo do Ensino Básico e Ensino Secundário, com especialização em Inglês. Durante esse período produziu um póster, com consequente apresentação, intitulado Perceiving societal and moral trends related to sex abuse in the press through linguistic data analysis, no âmbito do projeto Humanities Going Digital (HUGOD) [2020-2-CZ01-KA226-HE-094363]. Atualmente, é bolseira de investigação no âmbito do projeto iRead4Skills – Intelligent Reading Improvement System for Fundamental and Transversal Skills Development [101094837].

Maria Ribeiro

 

Doutoranda em Linguística na Faculdade de Ciências Sociais e Humanas (NOVA FCSH), Maria Ribeiro desenvolve o seu trabalho de investigação na área da Linguística Histórica. Licenciou-se em Filosofia pela Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa e é mestre em Ciências da Linguagem também pela NOVA FCSH. É, ainda, colaboradora do grupo de investigação “Gramática & Texto”.

 Ricardo Monteiro

É mestrando em Ciências da Linguagem, na vertente de Linguística e encontra-se a realizar a sua dissertação no âmbito da Literacia e complexidade textual. Bolseiro de investigação e membro do projeto iRead4Skills, tem como principais áreas de interesses a Psicolinguística e a Literacia assim como os seus condicionamentos sociais.

Ronan Pereira

 

É Mestre em Ciências da Linguagem e doutorando em Linguística – Psicolinguística. Atua profissionalmente como professor de línguas (inglês e espanhol) há mais de oito anos em aulas presenciais e online para adultos. Dentre os cursos realizados encontram-se o CELTA e a pós-graduação em Metodologia do Ensino, bem como cursos de curta duração relacionados com idiomas e educação. Realiza investigações no âmbito da aquisição da linguagem e da dialetologia, especialmente no âmbito da aquisição de L2 e de D2.

 Tibor Vocásek

É estudante de doutoramento e professor no Instituto de Estudos Sociológicos da Universidade Charles, em Praga. Investiga temas no limite da sociolinguística, da sociologia crítica (digital) e dos estudos dos media. O seu projeto de doutoramento, financiado pelo GAUK, intitula-se “Future According to Whom? Análise crítica assistida por corpus dos imaginários da economia digital nos meios de comunicação social checos”. Tem um mestrado em Ciência Política e uma licenciatura em Estudos dos Media e Jornalismo pela Universidade Masaryk em Brno. Tem também organizado workshops sobre literacia dos media para várias organizações locais.

Xinyi Li

 

Licenciou-se em Língua e Cultura Portuguesas na Universidade de Estudos Estrangeiros em 2017, e está a concluir a tese de mestrado intitulada “Acquisition of European Portuguese cleft structures by L1 Mandarin learners” na Universidade de Lisboa. Atualmente, é doutoranda em Linguística Geral na NOVA FCSH. Os seus interesses de investigação incluem áreas de sintaxe, linguística portuguesa, linguística chinesa e aquisição de língua não materna.